quinta-feira, 31 de maio de 2012

CORDÃO DE 3 DOBRAS


A Bíblia diz em Eclesiastes 4.9-12 que “melhor é serem dois do que um”, mas termina falando sobre o cordão de três dobras e revelando que é melhor serem três do que dois. Fica implícito que a conta de uma terceira dobra no cordão está mostrando que o “time” aumentou.
Eclesiastes 4:9-12
“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro;  mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.”

     Quando o Rei Salomão fala sobre melhor serem dois que um ele não esta apontando literalmente para um casal ou para o casamento, mais com a essência do Espírito Santo em nós podemos entender e ter como revelação que estamos falando realmente de casamento;
     Mostrando-nos que sermos dois é muito melhor e mais forte que apenas um, porem ele termina falando sobre sermos um condão de três dobras, que não podemos entender como fosse necessário um filho ou um (terrível) triangulo amoroso mais ele se refere a presença do Senhor em um casamento, ele se refere a uma dependência total ou uma busca incessante do Senhor em nossos casamentos, e a presença do Senhor como a 3ª dobra do cordão sempre deve ser cultivada pelo casal.
     Quando Deus criou o homem e a mulher para viverem no jardim do Éden eles não viviam sozinhos eles tinham a presença do Senhor diariamente  sempre com eles, e da mesma forma que o Deus sonhou eles como casal ele tem o mesmo sonho para você e para mim, e sempre quer participar do seu casamento a todo momento. E podemos ter três perspectivas sobre o Senhor na vida de um casal.
1-      Deus como parte do compromisso do casal
2-      Deus como fonte de intervenção na vida do casal
3-      Deus como modelo de referencia para o casal
DUPLA ALIANÇA
     EXÔDO 24:4-8
    “ Moisés escreveu todas as palavras do SENHOR, e levantou-se pela manhã de madrugada, e edificou um altar ao pé do monte, e doze monumentos, segundo as doze tribos de Israel;    E enviou alguns jovens dos filhos de Israel, os quais ofereceram holocaustos e sacrificaram ao SENHOR sacrifícios pacíficos de bezerros.  E Moisés tomou a metade do sangue, e a pôs em bacias; e a outra metade do sangue espargiu sobre o altar. E tomou o livro da aliança e o leu aos ouvidos do povo, e lhes disseram: Tudo o que o SENHOR tem falado faremos, e obedeceremos. Então tomou Moisés aquele sangue, e espargiu-o sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliança que o SENHOR tem feito convosco sobre todas estas palavras.”
     Quando Moisés fala sobre aliança que o Senhor tem feito conosco, ele também se refere ao casamento pois quando casamos não é feito o casamento apenas entre o esposo e a esposa mais existe ali a presença do Senhor realizando o seu primeiro sonho, forjando assim uma dupla aliança, aliança do casal e do casal com o Senhor, Este é um grande exemplo de como colocamos o Senhor como a 3ª dobra do cordão, mais nem sempre temos esta consciência.
     O nosso ideal em primeira mão é que vamos casar na igreja e teremos a benção de Deus; mais qual realmente é a benção de Deus quando casarmos?
     A benção de Deus é realmente fazer parte deste casamento mais para isto temos que recebê-lo, pois se não o fazermos estaremos só em um cordão de 2 dobras e enfraquecidos.